top of page

A diversidade e as belezas naturais


Eu amo viajar, cada lugar que visito, vivo experiências e culturas diferentes.


Uma das viagens que me marcou foi quando visitei pela primeira vez o Panamá.

A convite do governo do Panamá embarquei para a primeira temporada do meu quadro #viaje, no Programa Amaury Jr, pela RedeTV!.


O país que liga as Américas e o Caribe ao mundo.


A viagem para o Panamá foi surpreendente! A diversidade e as belezas naturais foi o que mais me encantou. O contraste do moderno com o antigo, tudo tão próximo há poucos quilômetros de distância. A energia do povo panamenho é contagiante! As pessoas são receptivas e calorosas como o clima da cidade.


Foram muitas experiências incríveis, uma delas, foi quando conheci a tribo Emberá, lá vivem os índios que povoam diversas regiões do Panamá. Aprendi as suas danças, conheci os artesanatos, seus costumes, comidas e até conheci a casa de uma Índia chamada Evelin. Fiquei impressionada!! A tribo está lá há quase 10 anos e tem mais de 50 famílias naquela vila. Eles vivem de uma maneira tão simples, sem nenhum conforto, quando eu falo nenhum, me refiro que eles não tem cama e muito menos um colchão para dormir, nem travesseiro, nada! Dormem no chão puro. Banheiro não existe! Tem de ir no mato mesmo. Não tem geladeira, nem televisão, nada de rádio, sem sinal de celular, internet nem smartphones . São pessoas felizes, sem maldade, que preservam seus costumes e trabalham dentro do seu povoado fazendo artesanatos, remédios de plantas, comidas naturais, rodeados de pura natureza. Bichos por todos os lados, a beleza da natureza prevalece na região. Contudo, as índias são vaidosas e criam a sua própria moda. Fazem lenços, usam acessórios de pedras coloridas, tiaras de flores, fazem tatuagens de uma planta local. Tudo feito e criado por elas com muito amor e carinho.


O contato com as crianças foi muito especial. Elas são calmas, silenciosas e tímidas.

As brincadeiras são ao ar livre com brinquedos criados por elas. Sobem em árvores e brincam com animais que rodeiam as casas, como: cães, galinhas, pássaros, papagaios e até macaquinhos.


Quando cheguei percebi que ficaram com medo e assustados com minha presença. Isso durou pouco tempo, logo comecei a brincar com os Indiozinhos. Fiz uma roda e fui ensiná-los a cantar "Atirei o pau no gato". Eles adoraram as brincadeiras brasileiras.


A beleza das crianças indígenas é um encanto único.


É inevitável o choque de realidade dessa cultura.

Guardei lindos momentos vividos na tribo dos índios Emberá, no Panamá.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page